Porque se cria um cavalo?

Por Luiz Gustavo Tenório


Porque se cria um cavalo?

Por que se cria ou se possui um cavalo? São diversas as respostas para essa pergunta, mas creio em uma resposta comum a todas as possibilidades, a paixão por esse ser! Não conheço quem goste mais ou menos de cavalo, ou a pessoa gosta ou não gosta de cavalos, e até por conta disso, por esse prazer por essa vaidade em possuir um cavalo que temos esse mercado grande, em evolução, mas ainda muito desinformado.... Falando nessa falta de informação, uma idéia vem me ocorrendo há algum tempo, que é uma maior participação das associações como um todo, de informar, orientar basicamente seus novos associados, ilustrando como é o mercado, as necessidades básicas do cavalo, como nutrição, manejo sanitário, ferrageamento e custos. Em minha opinião, essa iniciativa daria muito mais confiança aos novos proprietários, evitando ou diminuindo os casos de criadores que se decepcionam com os gastos excessivos, compras de animais desnecessárias e acabam desistindo de criar ou migram para uma outra raça, o que nessa hipótese, não é de todo ruim para o mercado da equinocultura nacional.

Vejo como uma solução simples para isso o desenvolvimento de pequenos guias impressos e ou eletrônicos, escritos por profissionais das áreas indicados pelas associações, com uma linguagem simples e direta sobre esses assuntos. Enquanto isso não é adotado ou realizado por elas em pelo menos alguns assuntos nós aqui podemos ajudar e orientar ao mercado, esse é o nosso principal objetivo.

Algumas perguntas que faço a vocês, todas ligadas ao cuidado dos cascos dos seus cavalos:

 

Quando vocês vão comprar um cavalo, vocês perguntam alguma coisa sobre os cascos dos cavalos?

Vocês questionam sobre o manejo da cama e o regime de ferrageamento?

Perguntam se é um cavalo que tem qualquer problema ou dificuldade de manejo, como: apresenta alguma dificuldade para ser ferrado? Tem o hábito de dar coice?

Quando vocês vão construir um haras para criar cavalos ou um centro de treinamento vocês colocam no projeto um local adequado para ferrar seus cavalos?

Acham que o ato de ferrar o seu cavalo é uma atividade de menor valor?

Qualquer um prático ou profissional pode ferrar seu cavalo?

 

São apenas algumas das milhares de perguntas que fiz e faço ao longo desses quase 30 anos de profissão, e garanto a vocês se elas fossem feitas a tempo muitos problemas para os cavalos e profissionais seriam evitados, assim criaríamos mais e melhor e sem gastos desnecessários.

Lembrem-se, investir em um negócio ou em um sonho deve sempre ser feito com critério, não tenham medo de perguntar de se informar. Aproveitem e até a próxima!



Data: 2020-03-17 10:59:45




Compartilhar: